Instituto Pensar - Posse de Luiz Arce marca volta do MAS ao poder na Bolívia

Posse de Luiz Arce marca volta do MAS ao poder na Bolívia

por: Nathalia Bignon

O presidente da Bolívia, Luís Arce, tomou posse no cargo de presidente da Bolívia neste domingo ? (Foto: Reuters)

novo presidente da Bolívia, Luis Arce, tomou posse neste domingo (8) em uma cerimônia marcada pela presença de líderes estrangeiros. A data será lembrada, ainda, pelo retorno do Movimento ao Socialismo (MAS), partido do ex-presidente Evo Morales ao poder, 12 meses após a crise política ter quebrado uma hegemonia de quase 14 anos de seu governo.

Arce, que venceu as eleições com facilidade no mês passado, assume o país para um mandato de cinco anos, com o desafio de unir uma sociedade profundamente polarizada e reviver uma economia desgastada pela pandemia de coronavírus.

Leia também: Ex-prefeita de cidade boliviana, agredida durante o golpe da direita, é eleita senadora

Em seu discurso de posse, o novo presidente adotou um tom conciliador e se absteve de mencionar seu mentor político, Morales, que renunciou à presidência boliviana há um ano, após pressão dos militares e de setores conservadores do país.

Discurso emocionado de Arce

"Iniciamos uma nova etapa em nossa história e queremos fazê-lo com um governo que seja para todos, sem discriminação de nenhuma natureza. Nosso governo buscará reconstruir nossa pátria em unidade para viver em paz?, afirmou Arce.

https://twitter.com/LuchoXBolivia/status/1325480860548739072?ref_src=twsrc%5Etfw%7Ctwcamp%5Etweetembed%7Ctwterm%5E1325480860548739072%7Ctwgr%5Eshare_3&ref_url=https%3A%2F%2Fwww.socialismocriativo.com.br%2Fposse-de-luiz-arce-marca-volta-do-mas-ao-poder-na-bolivia%2F

"Governaremos com responsabilidade e inclusão, enfrentando as mudanças para que a Bolívia volte ao caminho da estabilidade no mais curto espaço de tempo. Venceremos a pandemia, venceremos a crise, porque somos um povo lutador?, acrescentou, em 30 minutos de discurso.

O presidente chegou a se emocionar em alguns momentos de sua fala, quando sua voz falhou. A televisão mostrou lágrimas escorrendo pelo rosto de Arce enquanto ele cantava o hino nacional, após receber o comando da nação.

Críticas à Jeanine Áñez

Apesar do discurso conciliador, ele se permitiu criticar brevemente a ex-presidente interina, a direitista Jeanine Áñez, a quem culpou por ter promovido perseguições políticas e causado a crise econômica com uma má gestão da pandemia.

"Vamos recuperar os níveis de crescimento que o governo interino destruiu e faremos isso reduzindo a pobreza e as desigualdades econômicas e sociais?, declarou, após afirmar que vai restaurar o modelo econômico implantado durante os 14 anos de governo de Morales (2006-2019).

Antes de Arce tomar posse, David Choquehuanca foi empossado como vice-presidente, cargo que também inclui a presidência do Parlamento, onde o MAS tem a maioria, embora não mais a de dois terços. Em seguida, Arce prestou juramento com a mão direita sobre o coração, enquanto Choquehuanca jurou com o punho esquerdo levantado, um sinal que identifica o partido dos dois e de Morales.

Brasil sem representantes na Bolívia

A cerimônia neste domingo contou com a presença do rei Felipe 6º da Espanha e dos presidentes de Argentina, Alberto Fernández; Colômbia, Iván Duque; e Paraguai, Mário Abdo Benítez, além de representantes de outros países das Américas, Europa e Ásia. O Brasil não enviou representante.



0 Comentário:


Nome: Em:
Mensagem: